quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Duke Energy explica controle de vazão dos reservatórios

Em relação ao controle de vazão dos reservatórios no rio Paranapanema, a Duke Energy informa que:

As chuvas sobre a Bacia do rio Paranapanema estão bem acima da média histórica para o período (veja quadro abaixo) e têm se traduzido em aumento da vazão natural do rio, ao longo do qual estão instaladas 11 usinas hidrelétricas, 8 delas sob a concessão da Duke Energy.

Apesar de elevada e acima do comum, esta vazão é ainda menor do que ocorreria se não fossem as hidrelétricas, em especial as usinas de Jurumirim, Chavantes e Capivara, que estão represando uma parte do volume de chuvas que tem caído na região. Graças aos seus reservatórios de acumulação, que funcionam como uma grande caixa d´água, há condições para, sempre que possível, praticar vazões menores do que a vazão natural do rio. Isto é, o reservatório libera menos água do que está chegando, contribuindo, assim, para amortecer o pico das cheias.

O controle de vazão dos reservatórios é baseado em estudos diários desenvolvidos em conjunto entre a concessionária e o ONS (Operador Nacional do Sistema), entidade responsável pela coordenação das operações em todas as usinas do Brasil.

Mesmo com essa capacidade de liberar menos água do que está chegando, é notório que o nível de precipitação se encontra bastante elevado, por isso é muito importante reforçar a necessidade de atenção nos pontos próximos às margens do rio. Em novembro, a vazão do rio Paranapanema para os reservatórios das usinas Chavantes e Capivara  foi cerca de 300% maior do que média histórica para este mês e em dezembro, 240% maior.

Hoje (13), o reservatório de Chavantes registra 96% de seu volume normal de operação e Capivara, 100%. Para controle de nível, a Duke Energy está praticando a geração total das usinas e vertendo as seguintes vazões: 2.000 m³ por segundo, em Chavantes, e 14.100 m³ por segundo, em Capivara. Todas as usinas sob a concessão da companhia no Paranapanema (Jurumirim, Chavantes, Salto Grande, Canoas I, Canoas II, Capivara, Taquaruçu e Rosana) operam normalmente.
A Duke Energy mantém um canal de comunicação para autoridades e comunidade em geral pelo qual informa os níveis de reservatórios e de previsão de vazão praticada pelas usinas sob sua concessão. Trata-se do TELECHEIA, 0800-770-2428, um serviço 24 horas. A empresa ainda emite boletins diários para instituições e pessoas cadastradas com informações da mesma natureza.


Volume médio de chuvas – Bacia do Rio Paranapanema:

2013
2014
2015
Novembro: 103,20mm

Novembro: 142,30mm

Novembro: 301,20mm
Dezembro: 91,10mm

Dezembro: 197,90mm
Dezembro: 241,20mm

A média histórica de precipitação para o mês de janeiro na mesma região é de 189,80mm e até o dia 12/01/2016 já foram registrados 193,10mm.


Nenhum comentário: