terça-feira, 25 de agosto de 2015

Praça dos Estudantes completa 35 anos de existência

PARABÉNS À NOSSA PRAÇA, A PRAÇA DOS ESTUDANTES


A praça mais frequentada de Chavantes, exceto às sextas-feiras à noite onde na Praça Conselheiro Antonio Prado é realizada a Feira da Lua, a PRAÇA DOS ESTUDANTES, no coração da cidade, completa no próximo dia 07 de setembro seus 35 anos de existência.
A Praça foi projetada na gestão do Prefeito Roberto Cezário de Campos, e tem marcado e sua placa de inauguração a data de 11 de agosto de 1980, mas na verdade foi inaugurada com muita festa pelas autoridades, alunos, professores e diretores das escolas municipais no DIA DA INDEPENDÊNCIA - 07 de Setembro de 1.980.

Dia Onze de Agosto é o dia em que se comemora a fundação dos cursos jurídicos no Brasil, onde o estudante pode conhecer o Direito, aprender o valor da Liberdade e amar a Justiça como supremos bens da vida, daí a decisão de inicialmente inaugurar em 11 de agosto de 1980. A praça que tinha a denominação por força da aprovação do Loteamento Chavantes Novo, como Praça Maior, veio por vocação do destino plantar-se entre escolas para ser a Praça dos Estudantes, e recebeu desde a implantação o carinho e o amor dos alunos da Escola Estadual Dr. Ernesto Fonseca e outras da cidade de Chavantes. 


Assim escreveu o redator do Jornal o Município em sua edição de 04 de Outubro de 1980:

Nenhuma data poderia servir melhor para uma festiva inauguração de uma praça pública do que o dia 07 de setembro, Dia da Independência do Brasil.
Não obstante, mesmo o mais distraído dentre os presentes, deverá ter notado que a data da placa que assinala este evento é ONZE DE AGOSTO e não sete de Setembro.
Essa defasagem quanto ao registro do dia tem explicação que me apresso a dar, a fim de evitar a perplexidade dos que não conhecem os motivos do fato.
Esta praça, no plano de loteamento, vinha batizada com o nome de Praça Maior.
Sua localização, fronteira a duas escolas, colocou-a como lugar privilegiado, sempre ocupada pela alegria e beleza de nossa juventude estudantil.
Mesmo ainda em obras, projeto da praça maior, já era a praça de nossos estudantes, radiosa com a luz de seus espíritos primaveris, florida de jovens sorrisos, alegre como só a mocidade consegue ser.
Não era mais a praça maior.
Era a praça dos estudantes, praça onde a liberdade da pátria estava naturalmente assegurada pela presença de moços que ali demonstravam o interesse de aprender, lutavam por conseguir o aprimoramento cultural e os conhecimentos necessários para jamais permitirem que o nosso Pais, o nosso povo, volte a ser tutelado por qualquer potência estrangeira.
A praça maior, foi por destino próprio, testemunha do valoroso esforço de nossa juventude em crescer culturalmente, em procurar alcançar a sabedoria que garante a verdadeira liberdade.
A praça maior tornou-se de amores aos nossos estudantes, e, por um desses caprichos do destino, teve sua paixão correspondida.
Os estudantes amaram-na mesmo antes de terminada. Aceitaram-na com paixão e carinho, disputando-a com os operários que teimavam em demorar, com cuidados ciumentos, a conclusão da obra.



Os estudantes, aceitando a praça, antecipadamente já demonstravam a gratidão que o Executivo Municipal tributa hoje à Câmara de Vereadores, com quem o Prefeito divide o governo da cidade e a quem apresenta agradecimentos pela extraordinária cooperação que vem sendo prestada à administração pelos senhores vereadores.



A praça maior transformou-se em PRAÇA DOS ESTUDANTES e nós não fizemos outra coisa que não convalidar a mudança natural do nome.
Por isso, no Dia da Independência, mãe da liberdade nacional, ao inaugurarmos a praça dos estudantes, colocamos na placa a data de onze de agosto, dia que comemora-se a fundação dos cursos jurídicos no Brasil, onde o estudante pode conhecer o Direito, aprender o valor da Liberdade e amar a Justiça como supremos bens a vida.
Temos absoluta certeza de que esta praça, que por vocação e destino veio plantar-se entre escolas para ser a Praça dos Estudantes, receberá deles o carinho, o zelo, o amor, o respeito que devemos ter para com tudo aquilo que nos pertence, pois a praça é deles, porque lhes leva o nome.
A nossa independência, a nossa cidade, o nosso futuro, nós temos certeza absoluta, serão mantidos e resguardados pelos mesmos que dão nome a esta praça, porque o Brasil livre e independente é dos estudantes, como esta praça é a PRAÇA DOS ESTUDANTES. (Muito Obrigado, Werby Gião, Jornal O Município, 04 de Outubro de 1.980).

_______________________________________

O JÚBILO ESTUDANTIL, por ganharem o aprazível logradouro público, foi traduzido numa paródia musical, de autoria da professora Suely Torres Haddad, catada por todos alunos e seus professores:

A NOSSA PRAÇA:

Hoje recebemos uma ótima homenagem
Tivemos nosso nome dado a uma bela praça
E agora, neste instante, aqui estamos muito gratos
Àquele que nos fez esta homenagem

E do mesmo modo que hoje lhe agradecemos
Também uma promessa vamos todos lhe fazer
De procurarmos sempre, sempre, sempre conservá-la
Usando-a como ponto de lazer.

A nossa praça
Os nossos bancos
As nossas flores
O nosso jardim

Ela é tão bela
E temos certeza
Que a deixaremos
Para sempre bela assim

Receba, caro amigo, nossa humilde homenagem
Em forma de singela mas sincera gratidão
E saiba que pra sempre você será considerado
O nosso verdadeiro amigão.

A nossa praça . . . .

______________________________



MELHORIAS ALCANÇADAS: Ao longo dos tempos, a Praça recebeu várias melhorias, mais na nossa opinião carece de muito mais e esperamos que as autoridades municipais olhem com mais carinho para este bem que homenageia os estudantes da cidade.

1.980 - Inauguração
1984 - Construção de cabine de Som (retirada em 2010)
1985 - Troca de alguns bancos, colocando-se bancos patrocinados e com encostos
1990 - Melhoria na Iluminação
1991 - Melhoria na Iluminação: Troca das Luminárias
2002 - Solicitado pela prefeitura a CPFL Santa Cruz instalou mais quatro luminárias nos postes de iluminação publica, virados para dentro da praça.
2010 - Instalação de mais 04 postes com novas luminárias e lampadas a vapor de sódio.
2011 - Troca de bancos de cimento por bancos de madeiras ao redor da praça e melhoria no paisagismo.


______________________________

Uma árvore sem a homenagem e uma homenagem sem a árvore:

Em uma da árvores próximo a praça, no canteiro em frente a EE Dr. Ernesto Fonseca, tem um marco onde tinha uma placa com os seguintes dizeres: "Suas mãos me plantaram, outras de mim cuidarão, então crescerei e serei vida para todos" - Redescobrindo o Interior - Junho de 1.987. 
A árvore está lá vistosa, mas a placa sumiu. 

Em outro canteiro da Praça dos Estudantes, tem uma placa com dizeres semelhantes, uma homenagem feita ao senhor Yobum Tonaki que plantou no lugar uma cerejeira.
A Placa está lá intacta, mas a cerejeira não mais.

_____________________________






Nenhum comentário: