quinta-feira, 6 de março de 2014

AMIGOS DO MATHEUS - Manifestantes ocupam Prefeitura e Câmara de Chavantes

Manifestantes ocupam páteo em frente prefeitura
Na noite desta quinta feira, dia 06 de março, uma grande manifestação aconteceu na porta da prefeitura municipal de Chavantes e na Câmara Municipal, no momento em que estava acontecendo uma sessão ordinária. Aproximadamente 200 pessoas, a maioria vindo do Distrito de Irapé, acompanhados de muitos integrantes da Família Biscaim, que cobravam das autoridades locais uma explicação e uma atitude para encontrar e responsabilizar o dono dos animais que ficam soltos nas margens da Rodovia Municipal "Dr. Wanor Torres de Bittencourt" que liga o Distrito de Irapé à cidade de Chavantes. Muitos com cartazes nas mãos queriam respostas do prefeito municipal, qual seria a providência que estava tomando, haja visto que ocorridos dois dias do sepultamento do jovem Matheus Oehler Biscaim, que teve sua vida ceifada por causa de um acidente de motocicleta colidindo com uma vaca solta da referida estrada municipal, ainda é possível ver os animais soltos no mesmo local. Os participantes da manifestação chamaram a imprensa local e regional e contou com a presença da equipe de reportagem da TV TEM que ouviu os manifestantes e também o prefeito municipal.
Prefeito Osmar Antunes ouve e responde manifestantes
"Amanhã vamos tomar uma providência"... - interrompido pelas vaias - o prefeito explicou que naquele momento não teria condições de tomar uma providência  - "Amanhã vamos tomar providências, vamos retirar os animais do local e vamos no Promotor para juntos tomarmos uma providência". O prefeito ouviu atentamente aos reclamos da população e prometeu uma solução. Estavam presentes além da TV TEM outros jornais e blogueiros da cidade e da região. Quando o prefeito respondeu que o problema era falta de dinheiro para alugar pasto e remover os animais, manifestantes começaram a tirar notas de dois reais dos bolsos a atirar contra ele, o qual foram repreendidos por alguns organizadores do movimento. Os manifestantes queriam também ouvir os vereadores e subiram no recinto da Câmara Municipal. Como a sessão estava em andamento, o presidente Ari Ramos da Silva pediu que tivessem paciência e que em quinze minutos estaria encerrando a sessão e depois ouviria os pedidos dos manifestantes. Descontentes a maioria dos manifestantes resolveram voltar para o saguão de entrada da prefeitura municipal, permanecendo uma parte no recinto da câmara. Apenas o vereador Marcio de Jesus Burguinha desceu no saguão da prefeitura para conversar e dar explicações para os presentes. Após atender os membros da Família Biscaim e amigos no seu gabinete e prometer uma solução e acompanhamento do problema, o prefeito Osmar Antunes dirigiu-se para a Câmara Municipal para junto com os vereadores comprometerem que irão acabar com permanência de animais na área urbana do Distrito de Irapé; O prefeito municipal foi muito respeitoso com os manifestantes e mesmo com aqueles mais exaltados, ouviu e respondeu as perguntas que se estenderam a outros assuntos de interesse dos munícipes.

MAIS FOTOS AQUI
Tio Claudio e Avô Waldemar do saudoso Matheus

Todos os vereadores ouviram atentamente aos pedidos e reafirmaram compromissos de estar juntos nestas lutas com os manifestantes. Foi acertado que amanhã, - dia 07/03 - as 13 horas as autoridades municipais: Prefeito, Secretários e Assessor Jurídico e membros da família Biscaim deverão participar de uma reunião com o Promotor de Justiça para tratar do assunto. Os manifestantes não querem apenas que os animais que ficam soltos nas margens das rodovias sejam retirados ou apreendidos caso seja necessário, mas que sejam proibido animais nos fundos dos quintais na área urbana. Algumas pessoas moradores da cidade de Chavantes (Sede) também reclamaram que animais ficam soltos e ou amarrados em brinquedos na praça pública da Cohab e nos canteiros da Avenida João Martins

Veja também no TudodeChavantes e no ChavantesNoticias




2 comentários:

Marcia Freire Alonso disse...

Acho justo essa manifestação popular, alguém tem q ser responsabilizado pela morte trágica e prematura desse jovem. Como vai ficar seus pais? E sua esposa e o filho q está para nascer? Vamos acompanhar e ver no que vai dar isso tudo!

Fabião disse...

Não sou profissional da área do Direito, portanto, tomem como simples opinião pessoal. Se alguém “abandonar” uma carcaça de veículo qualquer no passeio ou lugar público a prefeitura poderá recolher a mesma e cobrar multa do reclamante do bem ou destruir a mesma após determinado período, reembolsando o erário com o quanto arrecadado.
Se um acidente ocorre com algo de minha propriedade como elemento causador, arcarei sob as penas da lei, com toda a responsabilidade do ônus do fato. Por exemplo, um cavalo meu escapa e atinge um veículo ou por ele é atingido, a responsabilidade será minha, irracional que é o animal.
Se um animal de minha propriedade está na rua e oferece riscos a outrem, penso ser legal, lícito ao poder público, no caso a Prefeitura Municipal, determinar e providenciar o recolhimento dos animais, com o estabelecimento de multas e diárias pela manutenção do animal, e a sua disposição após decorridos os prazos fixados na lei, se o proprietário não reclamar o bem, recolher as taxas.
Isto é redundante, visto que nunca soube de alguém reclamar a propriedade de animal solto na via pública após ocorrido o acidente. Cavalo e boi acidentado curiosamente não tem dono!
Então, porque os nobres vereadores não se apoiam nisto e redigem regras claras em caráter de emergência para tal? Será que o limitante é o tal espírito de corpo, ou a tal de ação entre amigos, uma vez que pobre não tem bois nem cavalos e que tal atitude nem sempre é simpática, mas necessária? F. Prosdocimi