quinta-feira, 4 de setembro de 2014

EVENTO DEBATE USO DA ÁGUA NA GERAÇÃO DE ENERGIA

Diretor de Meio Ambiente da Duke Energy abordou aspectos da matriz energética nacional

Duke Energy promove educação ambiental em municípios vizinhos às hidrelétricas
A matriz energética brasileira e seus impactos nos recursos hídricos foi um dos assuntos debatidos no XII Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos, encerrado ontem (4). Realizado no município de São Pedro (SP), o eventoreuniu pesquisadores, representantes de instituições e empresas ligadas ao meio ambiente e energia.

Presente ao encontro,o diretor de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da Duke Energy, Cesar Teodoro, ressalta que a discussão a respeito do uso da água na geração da energia vai ao encontro das atividades da companhia, que opera oito usinas hidrelétricas na Bacia do Paranapanema “com ênfase na preservação e gestão responsável dos recursos naturais”.

Teodoro expôs aos presentes o que faz da matriz energética brasileira uma das mais limpas do mundo. “Quase metade da energia consumida aqui é renovável, proveniente de recursos capazes de se refazerem em curto prazo”, pontuou.Em relação ao uso dos recursos hídricos, acrescentou que esses são fonte da ordem de 67% da energia gerada em território nacional, enquanto no mundo o índice não passa de 19%. “Esse percentual de participação das hidrelétricas já foi maior há 15 anos, cerca de 90%”, comparou.

De acordo com ele, essa redução gradativa se dá por conta da diversificação da matriz energética, com o aproveitamento do potencial eólico, solar, e das usinas termoelétricas movidas a biomassa e gás natural. “O país é muito rico em recursos naturais e hídricos, no entanto, com o crescimento da demanda por energia será preciso um planejamento para médio e longo prazo, uma vez que a solução para a eficiência energética não passa por uma única alternativa”, explanou Teodoro.

Compromisso ambiental
Hoje a Duke Energy é responsável pela geração de energia para 6 milhões de pessoas. Seus 4.959 quilômetros de bordas de reservatórios alcançam 74 municípios paulistas e paranaenses. Além da geração de energia, o diretor discorreu sobre a atuação da empresa na área ambiental. “Juntamente com a excelência operacional e a segurança, a Duke Energy tem como foco o compromisso com o meio ambiente e a prestação de serviços não somente aos clientes, mas também às comunidades onde opera seus ativos”, comentou.

Como exemplos, Teodoro citou os programas de restauração florestal, monitoramento da fauna, soltura de peixes nos reservatórios e monitoramento da qualidade da água e da população aquática da Bacia do Rio Paranapanema, investimentos e apoio a pesquisas, além dos esforços para regularização de ocupações e conscientização das comunidades ribeirinhas visando ao uso ordenado das margens do rio e das próprias represas.
Promoção Florestal foi um dos programas da Duke Energy apresentados no encontro


SOBRE A DUKE ENERGY

Há 15 anos a Duke Energy Geração Paranapanema S.A. – subsidiária da Duke Energy Corp, maior companhia do setor energético dos Estados Unidos – atua na produção e comercialização de energia elétrica por meio da administração de oito usinas hidrelétricas instaladas ao longo do Rio Paranapanema: Jurumirim, Chavantes, Salto Grande, Capivara, Taquaruçu, Rosana, Canoas I e Canoas II (estas últimas, operadas em consórcio com a Companhia Brasileira de Alumínio – CBA). Com capacidade total instalada de 2241 MW, a companhia é considerada uma das maiores geradoras privadas do País, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), respondendo, aproximadamente, por 2% da energia total produzida no Brasil.

Nenhum comentário: