sábado, 15 de março de 2014

Tragédia na Ponte Pênsil sobre o Rio Paranapanema. Hoje faz 51 Anos.


Hoje completa 51 anos que aconteceu um trágico acidente na Ponte Pensil sobre o Rio Paranapanema. No dia 14 de março de 1963, dois caminhões que transportavam trabalhadores da empresa CBPO - Cmpanhia Brasileira de Projetos e Obras, para construção da Usina Hidrelétrica de Xavantes-SP. Era ainda começo do dia, as 6 horas da manhã, o caminhão que transportavam os trabalhadores que moravam em Chavantes, perdeu o freio e ao chegar na ponte pênsil colidiu com a traseira do caminhão que transportava os trabalhadores que moravam no distrito de Irapé. Com o forte impacto os dois caminhões caíram dentro do rio. No total estava 120 pessoas e entre eles estava o senhor Vanor Bertho que presenciou seus dois irmãos, João e Gustavo morrer.
Foto Facebook
Morreram nove pessoas e foi uma cena muito horrível, pois era possível ver pedaços de corpos espetados em madeiras de ponte e muitas pessoas pedindo socorro e nadando. O senhor Vanor Bertho tentou salvar seu irmão Gustavo e com muita dificuldade conseguiu nadando leva-lo para as margens do rio, mas infelizmente ele morreu nos seus braços. Vanor ficou internado no hospital de Chavantes por alguns dias e nem sequer pode ir no velório e sepultamento de seus irmãos. Naquele dia meu pai - pai do blogueiro - João Batista Thomé, não embarcou no caminhão devido ao meu irmão mais velho não estar bem de saúde e teria que levá-lo ao médico. O Senhor João Gomes, pedreiro aposentado da prefeitura, também estava no caminhão e teve que dar umas braçadas para sair a nado. Foi um dia muito triste que ficou marcado na memória de todos que trabalhavam na CBPO e também de amigos e cidadãos da cidade de Chavantes e Distrito de Irapé.

Muitas pessoas não gostam de lembrar desta data, mas estamos relatando um fato acontecido há 51 anos atras, e para quem quiser visitar o tumulo dos irmãos João e Gustavo, fica bem próximo a capela do cemitério, do lado direito para quem chega e margeando o muro.

foto a direita - não está relacionada ao acidente, é meramente ilustrativa. 


Nenhum comentário: