segunda-feira, 29 de abril de 2013

Ministro MARCELO CRIVELA, em visita a Ribeirão Claro anuncia medidas para combater pesca predatória na represa Chavantes

Durante visita ao município, Marcelo Crivela oferece apoio para projetos de pesca sustentável apresentados pelo prefeito Maurício

Em visita oficial a Ribeirão Claro, o ministro da Pesca e Aquicultura (MPA) Marcelo Crivela anunciou medidas para combater a pesca predatória praticada na represa Chavantes, localizada entre os municípios de Ribeirão Claro e Carlópolis. Cumprindo agenda na região durante a última quinta-feira (25), Crivela almoçou em Ribeirão Claro e sobrevoou de helicóptero a represa, acompanhado pelo deputado federal Abelardo Lupion (DEM) e o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Luiz Eduardo Cheida.
A comitiva formada por deputados federais e autoridades estaduais foi recebida pelo prefeito Geraldo Maurício Araújo, vereadores, secretários e autoridades locais, por volta das 13h30 em um dos pontos turísticos localizados às margens da represa. Durante o almoço, o chefe do executivo municipal falou sobre os projetos da prefeitura para a exploração sustentável da pesca na região. Maurício também pediu o apoio do ministro para a aquisição de infraestrutura, equipamentos e na fiscalização da pesca praticada com uso de redes.
Crivela se impressionou com a beleza e o potencial da represa e antecipou algumas medidas para fomentar a pesca. Entre as ações está um recadastramento de todos os pescadores profissionais registrados na região. A antiga carteirinha será substituída por um documento com melhorias que incluem fotografia e chip. Além da implantação do novo sistema de registro, apenas pescadores que emitam nota fiscal serão autorizados a explorar a atividade.
A grande aposta do município para alavancar a pesca profissional é a criação de peixes em tanques-rede. A ideia recebeu o aval do ministro, que prometeu uma parceria entre governo federal e a prefeitura para ceder alevinos a fundo perdido para os piscicultores. “Isso aqui é o paraíso, se vocês não fizerem muita coisa errada é possível viver uns 180 anos”, brincou. “Precisamos trabalhar para desenvolver a pesca nessa região”, completou.
O prefeito Maurício, avaliou como produtiva a visita do ministro e projetou um aumento considerável na população de peixes em cerca de dois anos. O mandatário também projetou um aumento na geração de emprego e renda com a instalação de tanques-rede. “Ganha-se muito mais com os tanques-rede do que predando a represa”, declarou. “Com fiscalização e incentivo, em dois anos teremos um lago fantástico para a piscicultura e a pesca esportiva”, concluiu.


fonte: Prefeitura M. de Ribeirão Claro

Nenhum comentário: