terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

USINA CHAVANTES DA DUKE ENERGY COMPLETA 42 ANOS


Nesta segunda-feira (6), a usina hidrelétrica de Chavantes, que integra a Duke Energy International, Geração Paranapanema, completou 42 anos. Inaugurada em 6 de fevereiro de 1970, a usina começou a ser construída em 1959, e foi finalizada por completo em 1971. Com um porte impressionante, a usina possui uma barragem situada a 3 km abaixo da foz do rio Itararé. O tamanho de seu reservatório é de 400 km2, o equivalente a 37 mil campos de futebol, e possibilita o armazenamento de 9,4 bilhões de metros cúbicos de água, o que permite a regularização de grande parte da vazão média do rio, evitando enchentes e assegurando irrigação a toda a região ribeirinha.
Enquanto a usina esteve sob concessão da CESP, também abrigava uma vila técnica que servia de moradia para vários empregados. Hoje, nas antigas casas, funcionam os escritórios da Duke Energy.

Com potência instalada de 414 MW, Chavantes também possui uma importância operacional muito relevante, pois é lá que está instalado o COG - Centro de Operação da Geração -, de onde a Duke Energy tem condições de supervisionar e operar remotamente via satélite suas oito usinas no rio Paranapanema e seus respectivos reservatórios.
Cercada por natureza, a região da usina Chavantes impressiona por sua beleza. Animais nativos da mata Atlântica e águas cristalinas rodeiam a hidrelétrica, tornando-a um espetáculo para os olhos. Há também uma relevante importância histórica: durante a Revolução de 32, muitos voluntários lutaram em um front instalado na cidade. Os soldados, então, procuravam abrigo às margens do rio Paranapanema, onde fizeram uma inscrição em uma pedra, que se tornou um dos símbolos da revolução.

Sobre a Duke Energy International, Geração Paranapanema S.A.
A Duke Energy International, Geração Paranapanema S.A., é subisidiária da Duke Energy Corp, uma das maiores companhias do setor energético dos Estados Unidos. Com cerca de 300 colaboradores, atua na produção e comercialização de energia elétrica por meio da administração de oito usinas hidrelétricas instaladas ao longo do rio Paranapanema: Jurumirim, Chavantes, Salto Grande, Capivara, Taquaruçu, Rosana, Canoas I e Canoas II (estas últimas operadas em consórcio com a Companhia Brasileira de Alumínio – CBA). Com capacidade total instalada de 2.241 MW, a companhia é considerada uma das maiores geradoras privadas de energia do país, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
 Assessoria de Imprensa - DUKE ENERGY

Nenhum comentário: