sábado, 25 de fevereiro de 2012

DUKE ENERGY SOLTA 1,2 MILHÃO DE PEIXES EM RESERVATÓRIOS

Repovoamento dá sequência ao programa pesqueiro da empresa, que já colocou 16,5 milhões de peixes no Rio


A partir desta segunda-feira (27), a Duke Energy soltará 1,28 milhão de peixes juvenis, entre curimbatás e pacus, no Rio Paranapanema. Dia 27, o reservatório Capivara será beneficiado com a soltura de 80 mil pacus, em Santa Mariana (PR), na foz do Rio das Cinzas. Dia 28 é a vez de Jurumirim receber 100 mil pacus em Angatuba (SP) e dia 29, uma ação em Ribeirão Claro (PR) dotará o reservatório Chavantes de 100 mil novos curimbatás. Até 27 de abril, estão previstas 17 ações para distribuir esse lote de peixes em pontos estratégicos dos reservatórios das hidrelétricas sob concessão da companhia no Paranapanema e também em rios tributários.

Até dezembro, o programa de repovoamento da Duke Energy completará sua meta anual de 1,5 milhão de peixes de espécies nativas soltos na Bacia do Paranapanema. Desde que o programa foi iniciado pela empresa, em 2001, o Paranapanema já foi contemplado com 16,5 milhões de novos peixes, contribuindo para a preservação de sua biodiversidade e recuperação do estoque pesqueiro.

O biólogo da Duke Energy e coordenador do programa, Norberto Vianna, explica que as espécies selecionadas neste primeiro semestre de 2012 para o repovoamento do Paranapanema – curimbatá e pacu – têm capacidade de formar populações sustentáveis, reproduzindo-se e adaptando-se plenamente à vida no ambiente.

Ainda conforme Vianna, as espécies escolhidas têm boas condições de aproveitar os recursos alimentares e as solturas ocorrem em pontos favoráveis ao rápido crescimento dos peixes. “Além disso, são espécies de grande apelo social, que pescadores e populações ribeirinhas estão acostumados a capturar”, relata. Desta forma, são importantes para a economia e cultura de pesca local, tanto amadora como profissional.



Parcerias
Para desenvolver esse programa de manejo pesqueiro, a Duke Energy mantém parceria com universidades, como Unesp (Universidade Estadual Paulista), UEL (Universidade Estadual de Londrina) e USP (Universidade de São Paulo). Na Estação de Hidrobiologia e Aquicultura, localizada junto à UHE Salto Grande (SP), é feito o complexo trabalho de reprodução dos peixes para repovoamento do Paranapanema, norteado por pesquisas científicas.
 







Sobre a Duke Energy
A Duke Energy Geração Paranapanema S.A. – subsidiária da Duke Energy Corp, uma das maiores companhias do setor energético dos Estados Unidos – atua na produção e comercialização de energia elétrica por meio da administração de oito usinas hidrelétricas instaladas ao longo do Rio Paranapanema: Jurumirim, Chavantes, Salto Grande, Capivara, Taquaruçu, Rosana, Canoas I e Canoas II (estas últimas operadas em consórcio com a Companhia Brasileira de Alumínio – CBA). Com capacidade total instalada de 2.241 MW, a companhia é considerada uma das maiores geradoras privadas do País, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Nenhum comentário: