sexta-feira, 10 de abril de 2015

40 CIDADES RECEBEM A PEÇA “POR UM FUTURO SUSTENTÁVEL”

Sob o patrocínio da Duke Energy, durante um mês o espetáculo será apresentado na região da Bacia do Paranapanema
De 14 de abril a 12 de maio, a peça teatral “Por um futuro sustentável” será apresentada gratuitamente em 40 municípios paulistas e paranaenses da Bacia do Paranapanema. Com temática ambiental, o espetáculo interativo alcançará cerca de 6.500 estudantes de 8 a 12 anos, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério Federal, de parceria entre a companhia Ciência Divertida e as secretarias municipais de Educação e de Cultura. Parte do Circuito Cultural Duke Energy, a atividade é patrocinada pela empresa que é concessionária de oito usinas hidrelétricas ao longo do Rio Paranapanema.
 A primeira apresentação será na próxima terça-feira (14), no Distrito de Primavera, em Rosana. O evento ocorre às 8h30, na Praça Antônio Castilho. Já na sexta-feira (17), o Circuito Cultural Duke Energy visita Euclides da Cunha Paulista, pela manhã, e Teodoro Sampaio, à tarde, com apresentações respectivamente às 8h30, no Salão de Festas Beira Rio, e às 14h, no Clube Lorisa. O espetáculo percorre o oeste paulista, no final do mês, atendendo ao público de Pirapozinho e Sandovalina, no dia 24, e Nantes e Iepê, no dia 30. Em maio, a programação contempla a cidade de Rancharia, que recebe o evento no dia 4.
 Interatividade
A história é contada por meio de um cientista que volta do futuro para alertar sobre os efeitos devastadores ao planeta, caso a humanidade não altere os hábitos de consumo dos recursos naturais. Durante os 60 minutos de espetáculo, o público participa de várias atividades, interagindo entre si e com os atores. São experiências lúdicas, que servem, por exemplo, para dimensionar o quanto se gasta de água no dia a dia e a importância de economizá-la.

 Em dado momento, os atores mostram como funciona uma usina hidrelétrica. As crianças aprendem o princípio da geração dessa energia – considerada entre as mais limpas e renováveis – por meio de uma maquete, que precisa da participação do público para funcionar. “Essa interatividade é muito interessante, porque coloca os expectadores como protagonistas das ações, assim como ocorre no dia a dia, onde cada um de nós desempenha um importante papel sobre o meio ambiente”, ressalta André Guimarães, gerente-adjunto de Relacionamento com as Comunidades, da Duke Energy.
 Para o diretor de Educação e Cultura de Teodoro Sampaio, Edimar Batista de Oliveira, a peça é mais uma forma de conscientizar as crianças sobre a importância da preservação dos recursos naturais. “Nossos alunos já são conscientizados sobre sustentabilidade dentro da sala de aula e este projeto vem complementar o aprendizado na área de educação ambiental”, expõe.
 Ainda de acordo com ele, a expectativa para receber a peça é muito grande. “A cidade já sediou outras atrações do Circuito Cultural Duke Energy. As programações são muito bem recebidas por toda a comunidade, pois enriquecem o conhecimento, principalmente das crianças em idade escolar”, destaca.

 Duke Energy Brasil opera e administra oito usinas hidrelétricas instaladas ao longo do rio Paranapanema e duas pequenas centrais hidrelétricas no rio Sapucaí-Mirim, com um total de 2.274 megawatts (MW) de capacidade instalada. Anualmente, gera cerca de 12,5 milhões de MWh, energia suficiente para abastecer por um ano 6,5 milhões de famílias ou 26 milhões de habitantes. Com cerca de 325 empregados no país, a Duke Energy Brasil representa o maior investimento internacional da norte-americana Duke Energy Corp., a maior companhia de serviços públicos dos Estados Unidos.
 Sobre a Ciência Divertida
Criada na década de 90, na Espanha, com a missão de transformar a ciência em um jogo no qual as crianças descobrem e experimentam o mundo de forma lúdica e divertida, a Fun Science – Ciência Divertida – está presente em 37 países com 146 escritórios ao redor do mundo, por um sistema de franchising internacional. A proposta é estimular as crianças a descobrirem a ciência por meio de oficinas recreativas, permitindo a elas aprender e se divertir ao mesmo tempo, através dos experimentos científicos. Os ‘cientistas malucos’ propõem de forma teatralizada, oficinas interativas para o público de 4 a 17 anos. Conheça mais em www.cienciadivertidarbrasil.com.br ouwww.teatrodivertidoitinerante.com.br

Nenhum comentário: