sexta-feira, 25 de julho de 2014

REUNIÃO ABORDA USOS DE RESERVATÓRIOS DO PARANAPANEMA

Duke Energy participa com informações sobre usos e ocupações irregulares dos lagos e margens sob sua concessão

Membros do Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema (CBH-ALPA) se reuniram na quinta-feira (24), em Buri (SP), com autoridades, entidades representativas e participantes da sociedade civil  . Entre os assuntos da pauta estava uma campanha da Duke Energy que visa à conscientização e orientação para o uso e ocupação regulares de margens e reservatórios das hidrelétricas sob a concessão da companhia, no Rio Paranapanema.

De acordo com Ivan Takeshi Toyama, gerente-adjunto de Patrimônio da Duke Energy, o encontro consistiu em mais uma oportunidade de exposição da campanha denominada “Espaço Legal”, que a concessionária vem divulgando nos municípios banhados pelos reservatórios. “O objetivo é orientar a comunidade que as atividades desenvolvidas às margens e nos próprios reservatórios não podem ocorrer de maneira irregular e desordenada, comprometendo a biodiversidade e o uso sustentável do Paranapanema”, enfatiza Toyama.

Entre as atividades realizadas em reservatórios ele cita, entre outras, a criação de peixes em tanques-rede, irrigação, lançamento de efluentes e extração de areia e argila. Toyamadestacou, ainda, a necessidade de regularização das intervenções feitas às margens dos reservatórios, incluindo áreas de lazer públicas e privadas – como praias, campings, loteamentos, chácaras e estrutura hoteleira – e as atividades agrícolas e pecuárias em propriedades vizinhas aos espaços sob a concessão da Duke Energy.

Ainda segundo ele, a campanha explica com clareza os benefícios da regularização e como ela se dá, na prática, com o apoio da Duke Energy aos interessados. A empresa vem promovendo, ao longo do ano, reuniões com os principais públicos e lideranças comunitárias para o fortalecimento desses objetivos e a troca de informações. A Duke Energy é concessionária das hidrelétricas Jurumirim, Chavantes, Salto Grande, Canoas I e II, Capivara, Taquaruçu e Rosana – todas no Rio Paranapanema.


Serviço

Para interessados em obter informações sobre a campanha Espaço Legal, a área de Patrimônio da Duke Energy realiza atendimento pelo hotsite www.duke-energy.com.br/espacolegal ou pelo telefone (14) 3342-9008.

Nenhum comentário: