quarta-feira, 25 de junho de 2014

CHAVANTES se prepara para tradicional festa Julina

A prefeitura municipal de Chavantes, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, já se movimenta para preparar a mais tradicional festa da cidade. A Festa Julina, que em outros anos já recebeu outros nomes, tais como Festa Junina de Chavantes, Festa Junina Comunitária de Chavantes, Festa Julina Comunitária, agora em sua 30ª versão FESTA JULINA DE CHAVANTES. Esta festa foi oficialmente instituída no ano de 1984, na gestão do prefeito Leonildo Vidal, mas anos antes já teria acontecido em versão menor na gestão do prefeito Roberto Cezário de Campos.

Nas primeiras entre os anos de 1984 a 1992 predominava as barracas de entidades assistenciais, associações de pais e mestres, comissões de formaturas de alunos, times de futebol, todos com intuito de angariar fundos para seus projetos sociais e custear despesas de manutenção.


Desde 1984 ela foi ganhando cada vez mais corpo de uma grande festa do gênero e tornando-se a mais tradicional da microrregião, e em três versões aconteceu em outro local, sendo duas vezes próximo ao Terminal Rodoviário e uma vez no Parque de Lazer Dona Zica, mas neste ano continuará na Rua Dr. Altino Arantes, cruzamento com Maestro Carlos Gomes. 

Devido as exigências das normas de segurança, muitas coisas mudaram em relação as barracas, que antes eram feitas de madeiras, enfeitadas com bambus e muitas bandeirinhas e hoje quase tudo e muito sofisticado com várias tendas prontas alugadas mas algumas ainda conservam a tradição de ao menos enfeitar as barracas com pontas de bambus e enfeites relativos ao momento.

As musicas que embalavam as festanças eram tradicionais, musicas caipiras, cantigas de rodas, e forró entre outras, mas hoje o que toca são as músicas que agradam os ouvidos da juventude e adolescentes: RAP, Funk e uma mistura de batidão, mas nas ultimas, algumas bandas de musicas agradaram muito os participantes, entre elas a FOGO MACIO aqui da cidade de Chavantes.

Para esta que acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de Julho de 2014, a Secretaria da Cultura contratou e apresentarão no palco, para animar os participantes: dia 11 a dupla Reginaldo e Raphael, dia 12 Zé Roberto e Banda e no dia 13 a Banda Fogo Macio.



No sábado dia 12 acontecerá a queima de fogos.

Assim Chavantes espera receber os visitantes das cidades da região, e de outras regiões principalmente dos chavantenses que estão vivendo em todos os lugares deste imenso Brasil e que sempre viajam para a cidade todos os anos no mês de Julho para participar desta tradicional festa. 

Um comentário:

vilma figueiredo disse...

com certeza é uma bela festa... pois sempre que posso estou indo,e esse ano vou prestigiar novamente!