segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

IPVA - Chavantes arrecadou R$ 406.972,92 em janeiro.


IPVA / 2014

Janeiro é o mês que vence diversas taxa e impostos, e entre eles está o IPVA - Imposto sobre a propriedade de veículos automotores, que é um imposto estadual com o objetivo de arrecadar dinheiro sobre os automóveis das pessoas, independe de qual tipo de veículo for.


O IPVA é um imposto que somente os Estados e o Distrito Federal têm competência para instituí-lo, não poder ser uma obrigação do Governo, a arrecadação é feita por cada estado, sendo que 50% do total arrecadado é destinado ao próprio estado, e a outra parte pertence Município onde o veículo foi registrado. A alíquota do IPVA varia em cada Estado, e é determinado por base em cada governo, e seus próprios critérios.
O único objetivo do IPVA é arrecadar dinheiro, e esse imposto é cobrado apenas de veículos que circulam em terra, ou seja, não compreende nenhum outro tipo, como barcos, lanchas, e etc. O IPVA é cobrado anualmente, e não tem relação nenhuma com a situação das estradas, ou das ruas, ele é apenas de uso fiscal.
O IPVA pode ser pago à vista ou em até três parcelas, e um dos estados que tem a alíquota do IPVA mais alto é São Paulo. 
Em CHAVANTES-SP no mês de Janeiro de 2014 a parte arrecadada que coube ao município foi de R$ 406.976,92 (quatrocentos e seis mil, novecentos e setenta e seis reais e noventa e dois centavos).  Este dinheiro entrou na conta da prefeitura municipal e os administradores tem que gerir ele de acordo com  os critérios e planos de investimento local aprovado pelo poder legislativo.

Nenhum comentário: